Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

Repensar
Esta deve ser a primeira etapa da cadeia conceituada como "4R". Cada atitude que tomamos tem uma consequência direta para o meio ambiente. É preciso reavaliar e mudar a nossa postura. Os gastos com a energia são compatíveis com as nossass necessidades ou exagerados? Nós consumimos só o que precisamos? Ou também compramos por impulso? Nós abrimos mão de usar o carro por alguns dias? Lembre-se: não se trata de deixar de fazer, mas de fazer de uma maneira que respeite o meio ambiente.

Reduzir

Quando o assunto é reciclagem logo associamos a reutilização, mas claro, não é tão simples assim, reciclar é um processo bem trabalhoso. Então uma dica importante é reduzir o que consumimos, o que pode ser feito dando preferências a produtos de embalagens retornáveis ou de papel. Evitar os produtos armazenados por plásticos, isopor e papel alumínio. . Atuar em formas que reduzam a retirada de matéria prima do meio ambiente e criar sistemas produtivos autossustentáveis é a saída para resolver a questão do esgotamento dos recursos naturais.

Reutilizar

Reutilizar as coisas antes de jogar fora é uma saída para reduzir o lixo. Usar a criatividade é muito importante nessa hora, podem-se reaproveitar potes de sorvetes, latas de bombons, potes de geléias, maioneses e massa de tomate. Eles podem servir para guardar comidas, prendedores de roupas ou outros objetos. Devemos aproveitar a vida útil de um produto ao máximo. Conserte em vez de comprar, crie uma função nova para um objeto antigo, troque com amigos algo que não quer mais. Temos que dar vida e utilidade principalmente às embalagens. Assim, diminuímos o número de descartes e geramos economia doméstica. É uma maneira de evitar que fique depositado no lixo, o que não é lixo. Vale a dica de inovar sempre, utilizando a frente e o verso do papel para escrever. Já os garrafões de vinhos podem ser encaminhados para cooperativas que enviam direto para vinícolas e lá são reaproveitados.

Reciclar

significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra, contribuindo para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Além de preservar o meio ambiente também gera riquezas. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. O Brasil é considerado o primeiro lugar em reciclagem de “latinhas”, pois no nosso país o valor do alumínio é uma fonte de renda para a população pobre que não tem emprego. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de já são comuns em várias partes do mundo.  Porém, a reciclagem não é uma solução total para o problema do lixo, essa “saída” apenas minimiza as conseqüências. Para uma tonelada de papel fabricada são consumidas em torno de dezessete árvores. Já para cada quarenta quilos de papel reciclado se evita o corte de uma árvore. Reciclar uma latinha gera economia suficiente para manter uma televisão ligada durante três horas seguidas. São através de pequenos gestos como esses (reduzir, reutilizar e reciclar) que podemos ter esperanças que podemos ajudar o meio ambiente e fazer a diferença no volume de lixo. Lembre-se que não é pelo fato de que existe saída que devemos aumentar o consumo, muito pelo contrário.